O QUE SÃO OS CHAKRAS

Explore os seus chakras e descubra como estes podem contribuir para a sua saúde, felicidade e liberdade.

O nosso corpo tem sete vórtices de energia (chakra, em sânscrito) ao longo da coluna, cada um deles ligado a determinadas áreas e órgãos do corpo, bem como ao nosso estado emocional, psicológico, mental e espiritual.

Cada vórtice ou chakra tem uma determinada frequência vibratória que permite a movimentação de energia. Este fluxo pode ser reduzido ou bloqueado por sentimentos ou experiências passadas negativas, cuja acumulação afeta o nosso bem-estar.
No entanto, quando a energia flui livremente entre os chakras, verifica-se um equilíbrio do nosso corpo, mente e emoções, permitindo maior felicidade e tranquilidade.

No nosso dia-a-dia cada vez mais agitado, sentimo-nos muitas vezes desequilibrados, sobrecarregados e até solitários. Nesses casos, o fluxo de energia nos nossos chakras é afetado e temos de encontrar forma de recuperar a nossa energia.

Através das várias atividades do Festival, práticas, workshops e palestras, poderá compreender melhor o sistema de chakras e aprender a gerir este fluxo de energia, libertando bloqueios e ligando-se de forma mais consciente ao seu corpo e mente. Aproveite esta oportunidade para descobrir como viver de forma mais consciente, feliz e iluminada.

Chakra Raiz – Muladhara

Elemento: Terra

Cor: Vermelha

Som: Lam

Qualidades: Confiança, Força, Estabilidade, Segurança

O Muladhara governa os laços familiares e sentimentos de sobrevivência, pertença e segurança. É neste chakra que as suas memórias mais antigas são armazenadas. Quando está bloqueado ou desequilibrado, poderá sentir-se carente, com baixa autoestima ou comportamentos autodestrutivos. Se o Muladhara estiver em equilíbrio, sentir-se-á forte e confiante, capaz de se erguer e cuidar de si mesmo.

Chakra Sakral – Svadhisthana

Elemento: Água

Cor: Laranja

Som: Vam

Qualidades: Sexualidade, Criatividade, Paixão

Este chakra corresponde aos órgãos reprodutivos e sexuais e representa fluidez, criatividade e fertilidade. Podemos interpretar literalmente ou associar a uma vida criativa, agradável e abundante. Quando o Svadhisthana está desequilibrado, pode surgir alguma instabilidade emocional, sentimentos de culpa ou excesso de exigência consigo mesmo. Ao equilibrar este chakra, sentirá maior criatividade e recetividade à mudança, fluindo como o oceano e as marés.

Chakra Plexo solar – Manipura

Elemento: Fogo

Cor: Amarela

Som: Ram

Qualidades: Poder Pessoal, Auto-estima, Confiança

Tal como na expressão “com energia para dar e vender”, quando o Manipura está em equilíbrio, você sente-se vivo, produtivo e cheio de confiança para agir. Quando está bloqueado, falta-lhe coragem, tem baixa autoestima e sente-se estagnado e inerte. Ao trabalhar este chakra, poderá despertar o seu verdadeiro poder interior e ultrapassar o medo de correr riscos.

Chakra Coração – Anahata

Elemento: Ar

Cor: Verde

Som: Yam

Qualidades: Amor, Cura, Compaixão

Desperte para o poder do amor incondicional através da compaixão, perdão e aceitação. Quando o chakra do coração está bloqueado, você torna-se possessivo, dependente dos outros, isola-se com medo da rejeição e pode criar relacionamentos disfuncionais. Ao estimular o Anahata, poderá curar feridas passadas e reabrir o seu coração, aprendendo a amar incondicionalmente e a formar relacionamentos saudáveis.

Chakra Garganta – Vishuddha

Elemento: Éter

Cor: Azul

Som: Ham

Qualidades: Comunicação, Verdade, Expressão

Quando o Vishuddha está bloqueado, torna-se difícil encontrar a sua voz, a sua verdade, e pode ficar muito falador sem conseguir escutar os outros. Quando este chakra é trabalhado, a sua voz propaga-se pelo espaço, ajudando-o a comunicar as suas emoções de forma saudável, e a ouvir os outros sem julgar, honrando as suas verdades.

Chakra 3º Olho – Ajnã

Elemento: Luz

Cor: Indigo

Som: Om

Qualidades: Sabedoria, Intuição, Crescimento espiritual

O Anja está associado à intuição, ou sexto sentido, e rege o funcionamento dos restantes chakras. Quando está equilibrado, este chakra dá-lhe maior discernimento e confiança para enfrentar os desafios e escolhas da vida. Se está bloqueado, poderá sentir-se tenso, muito apegado à lógica, desconfiado e cínico. Ao trabalhar o Anja, a sua mente terá uma visão mais ampla e aberta a diferentes perspetivas, ajudando-o a receber a sabedoria que não pode ser vista ou ouvida pelos sentidos comuns.

Chakra Coronário – Sahasrara

Elemento: Energia Cósmica

Cor: Violeta ou Branco

Som: Todos os Sons

Qualidades: Espiritualidade, Beleza, Liberdade

O chakra da coroa está ligado à beleza pura e ao mundo espiritual. O Sahasrara ajuda-o a perceber a sua identidade para além do eu físico, descobrindo-se enquanto ser espiritual a viver uma experiência humana. Este chakra paira sobre o topo da cabeça e quando está fechado você sente que a felicidade só pode vir de fora, o que lhe causa sofrimento. Ao trabalhar o Sahasrara, sentirá uma liberdade absoluta e conexão com o universo.